terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Gaza

A recente onda de violência em Gaza não pode deixar ninguém indiferente. 

Independentemente da opinião de cada um sobre este conflito histórico entre a Palestina e Israel, interessa-nos sobretudo uma resolução pacífica que determine um fim aos abusos dos Direitos Humanos dos civis inocentes.

Na medida em que os meios de comunicação social assumem um papel importantíssimo na representação da realidade que se vive nestes contextos, entrevistámos um jornalista no terreno, Yousef Al-Helou, ao serviço da Gaza TV News. 




----

1. O que pensa sobre a cobertura dos meios de comunicação social por todo o mundo sobre o conflito entre Israel e a Palestina?
Bem, a maior parte dos meios de comunicação social ocidentais são conhecidos por ser tendenciosos, sendo por essa razão que as pessoas em todo o mundo que procuram saber a verdade sobre o que realmente está a acontecer no terreno vê as actualizações e histórias postadas na Gaza TV.

2. A Gaza TV News tem enfrentado alguma dificuldade ao relatar os acontecimentos no terreno?
A Gaza TV não enfrenta qualquer dificuldade no trabalho no terreno, nós apenas realizamos reportagens ao vivo em Gaza, mas recebemos a contribuição de muitos outros jornalistas, parceiros e fãs em todo o mundo.

3. O que pensa da visão ocidental dos meios de comunicação social sobre a recente onda de violência em Gaza? Acredita que a informação tem sido transmitida de forma imparcial?
A maior parte dos meios de comunicaçãp social ocidentais tende a adoptar o ponto de vista de Israel, de que é Israel que está a atacar em resposta ao lançametno de foguetes caseiros disparados a partir de Gaza, e de que Israel tem o direito de se defender.

4. Em que medida o jornalismo pode ser útil na informação à comunidade internacional sobre o que está a acontecer?
O jornalismo e os meios de comunicação social assumem um papel muito importante para que a mensagem e a realidade possam ser transmitidas, em certa medida, o trabalho do jornalista passa por essa sensibilização.

5. Os Direitos Humanos dos civis estão a ser profundamente violados em Gaza. Do que precisa este povo e o que podemos esperar do futuro?
Os Palestinianos têm sido vítimas de abuso dos seus direitos humanos por parte dos Israelitas, as pessoas são privadas dos seus direitos básicos. Os Palestinianos estão consternados com a apatia da comunidade
internacional, e estão indignados com o mundo que vira as costas e fecha os olhos ao sofrimento do povo sob ocupação e cerco.



Sem comentários:

Enviar um comentário